Páginas

terça-feira, 9 de junho de 2015

Bombas Utilizadas Durante a 2ª Guerra Mundial

Little Boy
A primeira explosão de uma bomba atômica na história da humanidade aconteceu no dia 6 de agosto de 1945, uma segunda-feira. A bomba foi lançada sobre o centro da cidade de Hiroshima às 8h15 da manhã. Como o horário comercial começava às 8h da manhã, muitas pessoas foram atingidas em fábricas e escritórios. A bomba, chamada pelos norte-americanos de Little Boy, continha 50 quilos de urânio 235, com potencial destrutivo equivalente a 15 mil toneladas de TNT. O calor liberado pela bomba foi de 100 calorias/cm² no grau zero, 56 calorias/cm² a 500 metros e 23 calorias/cm² a mil metros do centro da explosão.


Nagasaki foi atingida no dia 9 de agosto, às 11h02 da manhã. Inicialmente o plano do exército americano era de jogar a bomba sobre Kokura, Fukuoka. Mas o tempo nublado impediu que o piloto visualizasse a cidade, e decidiu-se pela segunda opção. Nagasaki não era considerado um alvo ideal porque é rodeada por montanhas, o que diminuiria o poder destrutivo. A bomba, chamada Fat Boy, era de plutônio 239, com potência equivalente a 22 mil toneladas de TNT, ou seja, 1,5 vez mais potente que a bomba jogada sobre Hiroshima. Como a bomba foi jogada às pressas, sem ter um alvo definido, o centro da explosão ficou a 3 quilômetros do centro da cidade. O número de pessoas que possuem a carteira de identificação de vítima de bomba atômica atualmente está em 235.569 pessoas, ou seja, 8,1 mil a menos que no ano passado. Mais de cem vítimas das duas bombas moram no Brasil.


Fritz-X
Ruhustahl SD 1400 "Fritz X" bomba controlada por rádio - Apelidada de Fritz-X, esta foi uma bomba alemã controlada por rádio lançada do ar. Sua função principal era destruir alvos navais pesadamente blindados. Ela foi baseada no SD 1400-perfurante, uma bomba padrão, mas ela apresentava aerodinâmica superior com quatro pequenas asas que se estendiam 4,4 pés (1,35 m) de diâmetro, e uma cauda. Mas para deixar a coisa mais perigosa, um artilheiro tinha que voar diretamente sobre o alvo pretendido, deixando-o tremendamente exposto.


Ela provou ser uma formidável, no entanto que se encaixou perfeitamente contra dos aliados. Em 9 de setembro de 1943, logo após a trégua italiana, os alemães usaram várias delas contra o encouraçado Roma, afundando-o com todos 1.455 homens a bordo. Também foi usada para afundar o cruzador britânico HMS Spartan, O destroier britânico HMS Janus e o navio hospital Terra Nova. Ela também danificou muitos outros navios. Mais de 2 mil Fritz-Xs foram construídas, mas apenas 200 foram colocados em operação. Parte do problema era que as bombas não podiam mudar de direção muito bruscamente, expondo os grupos de bombardeiros que sofreram pesadas perdas.


COMPONENTES: Ana Caroline B. Rezende, Rebeca Trindade e Lhavínia Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário