Páginas

terça-feira, 16 de junho de 2015

Movimentos culturais da Itália

PALIO DI SIENA 

Manifestação folclórica italiana mais conhecida no mundo. Embora desde o século XIII se tenha notícia de tais corridas de cavalos em Siena, o Pálio, assim como é realizado hoje, só teve a origem no século XVII. 
Dele participam os 17 bairros. O Pálio, que é um estandarte e possui um valor puramente simbólico, é o emblema da vitória. 
Após o desfile histórico pela praça, com o desfraldar das bandeiras, e a exibição dos magníficos trajes tradicionais, a corrida é realizada por 10 cavalos, os quais representam 10 bairros e que correm por direito e mais 3 cavalos representando 3 bairros, escolhidos por sorteio. Ganha o cavalo que chegar primeiro, após 3 voltas ao redor da praça, mesmo que o jóquei tenha caído. É um espetáculo de força, amor, destreza, magnífico e solene, muito emocionante. A multidão que dele participa, está pronta para o delírio festivo ou o maior desespero, e após a corrida, felicidade e alegria para quem ganha, zombarias e desespero para quem perde. 
O Pálio é uma festa que se repete duas vezes por anos, no dia 02 de julho e 16 de agosto, sempre em honra de Nossa Senhora de Assunção. 

REGATA STORICA EM VENEZIA 
As origens remontam ao ano de 1315, época na qual a República de Venezia estava no auge do seu esplendor. A evolução dos tempos e da cidade não diminuiu a suntuosidade e o caráter desta manifestação, e o espetáculo oferecido no Canal Grande, para quem assiste a ele hoje, é o mesmo que foi oferecido a quem assistia à época da Sereníssima e dos Dogi. 
Atualmente a regata é realizada no mês de setembro. As embarcações especiais denominadas gondolini, mascarole, caorlino, mascarete, dirigidas pelos remadores, em seus multicoloridos trajes tradicionais, competem no Canal Grande ao longo de um percurso de 7 Km, escoltadas pelas grandes gôndolas venezianas de oito remos (Bissone) suntuosamente decoradas, enquanto as gôndolas, típicas embarcações venezianas, avançam no Canal Grande, repletas de convidados e de glória


Integrantes: Fredy Moreira, Brayan Teixeira, João Victor, Diego Tanaka

Nenhum comentário:

Postar um comentário