Páginas

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Bombas Nucleares e sua consequência.

Bombas Nucleares e sua consequência.
Bomba atomica Nagasaki 1945No dia 6 de Agosto de 1945 acontecia a primeira explosão de uma bomba atômica na história da humanidade. Chamada pelos americanos de "Little Boy", a bomba foi lançada sobre o centro de Hiroshima, exatamente às 8h15 da manhã. A bomba continha 50 quilos de urânio 235, com potencial destrutivo equivalente a 15 mil toneladas de TNT. O calor liberado pela bomba foi de 100 calorias/cm² no grau zero, 56 calorias/cm² a 500 metros e 23 calorias/cm² a mil metros do centro da explosão.
O segundo alvo era Kokura, Fukuoka. Mas, por causa do mau tempo, o piloto teve dificuldades de sobrevoar a cidade, recorrendo ao alvo alternativo, Nagasaki, que foi atingida no dia 9 de Agosto, exatamente às 11h02 da manhã. A cidade, rodeada por montanhas, não era considerada um bom alvo, pois as montanhas ao redor poderiam diminuir o seu efeito destrutivo.A bomba, chamada agora por "Fat Boy", era de plutônio 239, com potência equivalente a 22 mil toneladas de TNT. Sendo assim, era 1,5 vez mais potente que a bomba jogada sobre Hiroshima. No entanto, "Fat Boy" explodiu a 3 quilômetros do centro da cidade, formando o famoso "cogumelo" de fumaça.
Bomba atômica
Bomba atômica Nagasaki 1945Por causa do fato de a bomba ter explodido no ar, e não em terra, foi possível haver sobreviventes, uma vez que a onda de choque se espalhou de maneira vertical e não horizontal. Mesmo assim, a devastação e destruição da cidade foi incalculável. Hiroshima era um campo de destroços e poeira tóxica, onde foram mortas mais de 60 mil pessoas. Já em Nagazaki, a fumaça atingiu uma altura de mais de 18 quilômetros, e sua força era imensurável, destruindo qualquer coisa que havia no caminho. O calor e o fogo queimaram as pessoas e a Natureza, deixando até hoje o solo envenenado. Também foram lançadas outras bombas na cidade, no entanto, de força consideravelmente menor.
 Ainda hoje sente-se os efeitos causados pelas bombas atômicas. As pessoas que não morreram, foram expostas a uma devastadora radiação, a qual gerou lesões genéticas que foram transmitidas para os seus filhos, e filhos de seus filhos, e assim vai acontecer, também, às próximas gerações. A bomba não somente causou a morte de milhares de pessoas durante a explosão, mas causa a morte de pessoas até hoje, devido à radiação. Mais de 70 mil pessoas já foram mortas desde então, em consequência da exposição à radiação das bombas.
              >> Arthur Felipe, Maria Eduarda Fonseca, Taina, Lívia <<


Movimentos culturais da França

Belle Époque
A Belle Époque (expressão francesa que significa bela época) é normalmente compreendida como um momento na trajetória histórica francesa  foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no fim do século XIX (1871) e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cotidiano.
Foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em efervescência: cabarés, o cancan, e o cinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau. A arte e a arquitetura inspiradas no estilo dessa era, em outras nações, são chamadas algumas vezes de estilo "Belle Époque". Além disso "Belle Époque" foi representada por uma cultura urbana de divertimento incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte , que aproximou ainda mais as principais cidades do planeta

O Iluminismo

O iluminismo, também conhecido como Século das Luzes e como Ilustração foi um movimento cultural da elite intelectual europeia do século XVIII que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval. Abarcou inúmeras tendências e, entre elas, buscava-se um conhecimento apurado da natureza, com o objetivo de torná-la útil ao homem moderno e progressista. Promoveu o intercâmbio intelectual e foi contra a intolerância da Igreja e do Estado. Foram vários os príncipes reinantes que muitas vezes apoiaram e fomentaram figuras do iluminismo e até mesmo tentaram aplicar as suas ideias ao governo. Originário do período compreendido entre os anos de 1650 e 1700, o iluminismo foi despertado pelos filósofos Baruch Spinoza (1632-1677),John Locke (1632-1704), Pierre Bayle (1647-1706) e pelo matemático Isaac Newton (1643-1727).
                                       >> Arthur Felipe, Maria Eduarda Fonseca, Taina, Lívia <<

Marcas Francesas conhecidas no mundo todo

A marca Peugeot
Peugeot é uma marca francesa, produtora de carros, pertencente ao Grupo PSA Peugeot Citröen.
Peugeot ganhou muitos prêmios internacionais, como 5 vezes Carro do Ano na Europa, 9 vezes Carro do Ano em Espanha, 5 vezes Carro do Ano na Italia Auto Europa, 2 vezes Carro do Ano prêmios na Irlanda.
Peugeot ganhou cinco vezes o Campeonato Mundial de Rali, 2 vezes o Campeonato Mundial de Resistência (1992, 1993) e 2Intercontinental Le Mans Cup (2010, 2011).
O maior sucesso da Peugeot no mundo foi o Peugeot 2006, estando entre os carros mais vendidos da história. No Brasil chegou várias vezes a aparecer entre os 10 mais vendidos no ranking da Anfavea, foi o primeiro modelo a ser fabricado no Brasil, quando inaugurou sua fábrica em Porto Real RJ em abril de 2000.

A marca Renault
A Renault S.A.  é um marca francesa de veículos fundada em 1898 por Louis Renault. Produz desde automóveis pequenos e médios, vans (furgões), ônibus (autocarros) e caminhões (camiões). É conhecida pelos protótipos que desenvolve, como o Renault 16 ou os monovolumes Twingo, Scénic e Espace.
A Renault ganhou muitos prêmios internacionais, como por exemplo as 6 vezes Carro do Ano na Europa, 9 vezes Carro do Ano em Espanha, 3 vezes Carro do Ano na Eurásia Autobest, ou 2 vezes Carro do Ano na Irlanda.
 >> Arthur Felipe, Maria Eduarda Fonseca, Taina, Lívia <<